quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Telenovela

Telenovela



Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Ela tem a característica de ser dividida em capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não.Durante a exibição – que pode levar de seis a dez meses, em episódios diários –, novos rumos e personagens podem ser inseridos.

Países produtores

Destacam-se na produção de telenovelas o Brasil, a Venezuela, a Colômbia, o México e Portugal.
Brasil e México fazem as novelas mais conhecidas e consequentemente as mais vendidas ao exterior, inclusive entre os dois países. Rede Globo e Televisa se destacam na produção e exportação dessas novelas. Emissoras como Rede Record e SBT compram e fazem remakes das novelas mexicanas, mas também produzem tramas próprias. Já a TV Azteca do México chegou por anos comprar novelas da Globo, hoje não mais as transmtindo. Atualmente as emissoras que se destacam por comprar novelas globais são a portuguesa SIC e a venezuelana Televen.
Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI e da RTP, que já são exportadas para vários países. A SIC também produz a suas próprias novelas, como por exemplo Laços de Sangue (telenovela co - produzida com a Globo)A primeira novela portuguesa foi Vila Faia da RTP que ganhou uma nova adaptação em 2008.

Abertura / Genérico

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.
A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início ou no meio da abertura.
Já nos encerramentos, a ordem é: Elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), autorização especial (geralmente vinda do SATED), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).
Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.
Algumas telenovelas, imediatamente antes do genérico final, exibem um separador contendo uma imagem do genérico com a expressão Cenas do Próximo Episódio bem legível. De seguida é mostrado um pequeno excerto do capítulo seguinte com imagem e som e, de seguida, apenas imagens aleatórias do mesmo, acompanhadas de música de fundo.
Noutros casos, imediatamente após o genérico inicial é exibido um bloco de anúncios publicitários, normalmente com um cronómetro num dos cantos do ecrã, indicando o tempo que falta para o capítulo propriamente dito começar. Normalmente são exibidos anúncios dos patrocinadores da telenovela.


Nota linguística:

A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.
Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "telerromances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.
A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.
A fala cotidiana em países como Brasil, Portugal e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Porém o termo "telenovela" é preferível a fim de distinguir a obra audiovisual da literária.

Nos EUA, as "telenovelas" recebem o nome de "soap operas" porque as primeiras produções, na década de 1960, eram patrocinadas por fabricantes de sabão (soap). Em língua inglesa, não se fala em novel porque isso indica o gênero literário romance, e não um programa de televisão como no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário