sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A história da televisa

Televisa:











A Televisa (Televisión via satélite ou Grupo Televisa) é a principal cadeia mexicana de televisão. Formada em 1952 como Telesistema Mexicano, recebeu sua nomenclatura atual a partir da fusão do Telesistema Mexicano com a Televisión Independiente de México, a Televisa hoje é considerada o maior conglomerado de mídia da América Hispânica, a maior produtora de programação em língua espanhola e a 5ª maior emissora de TV do mundo. A Televisa tornou-se conhecida no mundo inteiro por exportar programas de televisão, em especial telenovelas. A empresa produz atualmente cerca de 16 telenovelas por ano.


História:

A Televisa é a maior cadeia do México e a quinta maior do mundo (atrás da ABC, da CBS, da Rede Globo e da NBC. Ao contrário do que se pensa, a Televisa não é um canal de televisão. Mas sim um conglomerado de quatro canais, dois em rede nacional, uma semi-rede e outro canal local. Os canais são: Canal de Las Estrellas (XEW TV - Canal 2 - Nacional), Foro TV (XHTV - Canal 4 - Local), Canal 5 (XHGC - Canal 5 - Nacional) e Galavisión (XEQ - Canal 9 - Semi-nacional).
A Televisa nasceu da fusão de duas emissoras: a Telesistema Mexicano (XHTM, que tinham três canais) e a TV TIM (Televisión Independiente de México), que era apoiada pela PRI, governo que ficou mais de 50 anos no poder. A PRI saiu do poder recentemente, com a vitória do oposicionista Vicente Fox.
Em 1950, depois de vários anos de experiência, surge a pioneira em televisão no México, com a criação do primeiro canal: XHTV Canal 4. A concessão foi outorgada a Dulce Maria, transformando o México na primeira nação da América Hispânica a ter uma emissora de TV.
Em 1951, sai oficialmente ao ar o segundo canal de televisão mexicano, a XEWTV (atual Canal de Las Estrellas) Canal 2, fundada pelo pioneiro Don Emílio Azcárraga Vidaurreta, transmititindo a XEW como "A Voz da América Hispânica desde o México".
No mesmo ano se inauguram as instalações do Televicentro na Avenida Chapultepec, lugar onde realizará suas atividades o novo meio de comunicação. Foi o engenheiro Guillermo González que recebeu em 1952 a concessão do terceiro canal de televisão, o XHGC Canal 5.
Como produto da união dos canais 2, 4 e 5 cria-se, ainda em 1952, o Telesistema Mexicano.
Em 1968 surge a XHTIM-TV Canal 8, Televisión Indepiendente de México, propriedade do grupo Visa que se instalou em San Angel Inn.
Em 1973 se unem o Telesistema Mexicano e a Televisión Indepiediente de México, para formar a atual Televisa, com a finalidade de coordenar, operar e transmitir o sinal dos canais 2, 4, 5 e 8.
Em 1985, o canal 8 mudou seu sinal para XEQ Canal 9 (com a chegada da ainda não estabelecida TV Azteca), que em um princípio se constituiu como um canal cultural, para posteriormente controlar uma linha comercial.
Em setembro de 1988, a Televisa concretizou a criação do primeiro sistema de notícias em espanhol via satélite: o ECO, transmitindo ao vivo as 24 horas do dia no México, Estados Unidos, Américas Central e do Sul, Europa Ocidental e Norte da África.
Em 1997, o Sr. Emílio Azcárraga Jean assume o Grupo Televisa e em 3 de junho de 2001, o canal 9 se chama Galavisión; e em 30 de abril do mesmo ano o canal 4 se chama 4TV.
No dia 25 de abril de 2008, a Televisa termina o acordo com o SBT para co-produção de novelas com texto mexicano no Brasil, meses depois, inicia a com a Rede Record. Em co-produção com a Record, a Televisa produz as novelas Bela, a Feia e a versão brasileira de Rebelde. Porém, mesmo após o fim do contrato, o SBT continua adaptando textos mexicanos, como Corações Feridos e exibindo tramas da Televisa.

Canais

Um dos edifícios da Televisa em Chapultepec, México.
Muito tempo atrás, o engenheiro Francisco Javier Stavoli, recebeu um apoio de um partido político para levar para o México a televisão. Importaram uma antena de transmissão de TV e instalaram na torre de uma igreja, na cidade de Allende y Bleisario Dominguez. A primeira imagem da TV Mexicana foi de Amélia Fonseca de Stavoli, mulher do engenheiro. Isso aconteceu alguns meses depois da TV Tupi ter ido ao ar.
A primeira transmissão oficial da televisão mexicana aconteceu no dia 1º de Setembro de 1950, com a Canal 4, de Romulo O’Farrill Silva. No dia 22 de setembro de 1951, a estréia da XEW TV (Canal 2). A XEW era uma importante emissora de rádio (inclusive, Angelines Fernandez, a Bruxa do 71, chegou a trabalhar nela). A XEW TV pertencera a um importante empresário de dono de um importante jornal, quase um Roberto Marinho mexicano. Em agosto de 1952, sua primeira concorrente, a XEQ (Canal 5), foi ao ar. A XEQ também era uma importante emissora de rádio. Seu dono era Guillermo González Camarena.
Ainda em 1952, aconteceu a fusão dos canais 2, 4 e 5, formando o Telesistema Mexicano (XHTM). Isso aconteceu devido a uma grande pressão do presidente Adolfo Ruiz Cortines para que a TV chegasse a mais telespectadores.
Em 1973, outra grande fusão aconteceu na TV Mexicana: a fusão do Telesistema Mexicano com a TV TIM, canal 8. Assim, nasceu a Televisa (que não só significa Televisão Via Satélite como a junção dos dois nomes: Telesistema Mexicano e Visa, grupo mexicano dono da TV TIM).
Usando um exemplo de um programa de conhecemos muito bem: os programas de Chespirito começou na TV TIM. Chaves lá no México se chama El Chavo de Ocho não por causa da história do apartamento 8 e sim por causa do número da TV TIM. Curiosamente, depois da fusão, o Chaves passou a ser exibido na XEW TV (Canal de Las Estrellas - Canal 2), mas mesmo assim continuou se chamando Chavo del Ocho. A TV TIM passou ser a XEQ (Canal 8) e a antiga XEQ (Canal 5) passou a ser a XHGC (Canal 5).
Em 1985, o XEQ (Canal 8) passou para o canal 9 por causa de uma organização nas freqüências do México. O dial do México é o mesmo do Brasil (7 canais entre 13 possíveis).

Significado das siglas

XHTV, XEW TV, XEQ… Esses montes de letras são os prefixos das emissoras, coisa que era muito usado no México a alguns anos atrás. Os nomes aqui citados (Canal de Las Estrellas, Galavisón, Canal 5) só foram criados recentemente. No Brasil, os canais também tem prefixos, porém diferentes dos do México, eles não começam com "X" seguidos de letras e sim com "ZYB" mais três algarismos, com prefixos diferentes para cada retransmissora. As únicas emissoras que falam ou não seus prefixos são afiliadas, como, por exemplo, a Globo SP, cujo o prefixo é ZYB 850 e a Globo RJ, ZYB 511.

A Televisa além da TV

O Estádio Azteca, um dos maiores estádios do mundo, foi comprado em 1997 pelo conglomerado Televisa.
A Televisa atualmente vai muito além de suas quatro emissoras. Assim como a Globo, a Televisa opera em outras áreas como a TV Paga. A Televisa Networks é a programadora dos canais De Película, Ritmsom, TL Novelas, Telehit, Golden, American Network, Unicable, Bandamax e o Canal de Las Estrellas Internacional. Além da Televisa Networks, a Televisa é sócia majoritária da Sky México e dona da Cablevisión.
  • A Televisa é dona de três times de futebol: Club América, Club Necaxa e Club San Luis (adquirido recentemente) e dona do Estádio Azteca (que não tem nada a ver com sua concorrente). Chespirito, inclusive, torce pelo Club América.
  • No cinema a Televisa opera com a VideoCine, que produz e distribui filmes no México.
  • A Televisa lança seus DVDs pela Televisa Home Entertainment, que adapta e produz todos os DVDs de novelas e programas. Inclusive os DVDs de Chespirito no Brasil, em conjunto com a Amazonas Filmes.
  • Na fusão dos canais, a Televisa também ficou com as rádios, assim criando a rede Televisa Rádio
  • A Televisa Licencias vende as marcas de seus programas, novelas e séries para a produção de brinquedos e dentenção das marcas pela emissora que exibirá tal produção. Os agentes internacionais da Televisa Licencias são: United Media, SBT e Losani. No México e em grande parte da América Hispânica representa a Endemol, Fremantle Media e a Viacom.
  • A Televisa também tem participação na Univisión (maior emissora em espanhol dos EUA), EMI Televisa Music México, TuTV (operação com a Univisión para lançar os canais a cabo nos EUA), La Sexta (canal espanhol), Ocesa (importante produtora teatral mexicana), Más Fondos (empresa de administração de ações e finanças),Grupo Recoorde Volaris (empresa de aviação aérea cívil).
  • Na Internet a Televisa também é grande. É dona do Esmas.com, maior portal mexicano de conteúdo. O Esmas.Com tem diversos serviços, como o Esmas Móvil (provedor de serviços para celulares), Esmas TV (player que vende programas dos canais da Televisa), Gyggs (rede de relacionamento semelhante ao Orkut) e o Tarabu (player que vende músicas digitais). Essas empresas fazem parte da Televisa Digital.
  • A maior editora em língua espanhola pertence à Televisa. É a Televisa Editorial, com mais de 50 publicações em 18 países do mundo. A mais nova publicação deles é a versão mexicana da Caras.
  • A Televisa possui dois diretórios de transmissão: A Televisa Regional que coordena as emissoras dentro do México e a Televisa Internacional ou Televisa Estúdios que age exportando os produtos feitos pela Televisa.
  • A Televisa também tem uma pequena agência musical, a Televisa Música, que lança novos talentos musicais no mercado.

 Televisa estúdios

A Televisa tem presença internacional através da Televisa Estúdios, líder na comercialização de soluções integrais de entretenimento. Oferece aos cinco continentes uma grande variedade de serviços que incluem programação para televisão, livros, formatos, co-produções, soluções integrais de promoção, recursos artísticos e mais.

 Infra-estrutura

Algumas das centrais de transmissão da Televisa:
  • Televisa Chapultepec
  • Televisa San Ángel
  • Televisa Santa Fe
  • Televisa Guadalajara
  • Televisa Monterrey
  • Televisa Puebla

Departamentos

O Grupo Televisa conta com vários departamentos dedicados a produzir conteúdo para as diferentes mídias da empresa. Os mais importantes são:
  • Noticieros Televisa é o departamento de jornalismo da Televisa, produz vários jornais da empresa entre eles o Noticiero con Joaquín López-Dóriga, Noticiero con Lolita Ayala e Primero Noticias. As pessoas mais conhecidas dessa divisão são: Joaquín López-Dóriga, Carlos Loret de Mola, Adela Micha, Denise Maerker, Víctor Trujillo, Paola Rojas, entre outras.
  • Televisa Deportes é a divisão esportiva da empresa. As pessoas mais conhecidas são: Javier Alarcón, Ricardo Peláez, Enrique Bermúdez de la Serna, Antonio de Valdes e Enrique Burak.
  • Televisa Espectáculos é a área especializada em informar sobre este tipo de noticias e promover produções da empresa.
  • Televisa Niños é o departamento infantil. Produz conteúdo para o público infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário