sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A história da Sic

SIC:








Sociedade Independente de Comunicação (sigla: SIC) é a primeira estação de televisão portuguesa de carácter privado. As suas transmissões iniciaram-se a 6 de outubro de 1992, como o terceiro canal generalista. Em 1995, tornou-se líder de audiências até ao ano de 2005 quando perdeu a liderança para a TVI, mas em 2011 voltou à tendência de ser líder (algumas vezes e no verão) devido a grandes sucessos como Peso Pesado e Laços de Sangue. A SIC é também a televisão portuguesa que mais prémios de distinção tem recebido, sendo considerada em 2011, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor estação de televisão Generalista de Portugal.

História:

A Sociedade Independente de Comunicação (SIC) é uma estação televisiva portuguesa criada em 6 de outubro de 1992, dando término a um serviço exclusivo de 35 anos de televisão estatal, sendo a primeira estação televisiva independente e comercial de Portugal.
O capital da SIC é detido, na sua totalidade, pela Impresa - SGPS,SA, o maior grupo privado de média em Portugal liderado por Francisco Pinto Balsemão, através das suas participadas SOINCOM - SGPS, SA, SOLO - Invest. em Comunicação, SGPS, SA e Media Zoom -Serv. Técnicos e Prod. Multimédia, Lda.
A gestão da sociedade compete a um Conselho de Administração, que é o seu mais elevado órgão de gestão e a quem compete aprovar as grandes orientações estratégicas da empresa e a uma Comissão Executiva que é responsável pela gestão corrente da sociedade. Ao longo destes 18 anos de actividade, o Universo SIC tem vindo a ganhar expressão e importância no meio audiovisual português.


Cronologia:
  • 1992 - Início de emissões no dia 6 de outubro, como a primeira estação de televisão privada em Portugal.
  • 1995 - SIC ultrapassou, pela primeira vez, a RTP nas audiências em Maio de 1995.
  • 1997 - Início das emissões da SIC Internacional, em 15 de setembro, com o objectivo de chegar à vasta Comunidade Portuguesa espalhada por todo o mundo, assim como, aos Países de Língua Oficial Portuguesa.
  • 1998 - Criação da SIC Filmes.
  • 2000 - Início das transmissões da SIC Gold.
  • 2001 - Nasceram os canais temáticos: SIC Notícias, SIC Radical e surgiu a presença na Internet com a SIC Online.
  • 2003 - A 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nasceu o canal temático SIC Mulher.
  • 2003 - A 6 de maio tiveram início as transmissões da SIC Indoor. A 6 de outubro nasceu o projecto de solidariedade da SIC, SIC Esperança.
  • 2004 - A 18 de outubro nasceu a SIC Comédia, em substituição da SIC Gold. Este canal temático assumiu-se como fornecedor de conteúdos de âmbito humorístico para toda a família. A transmissão deste canal terminou a 31 de dezembro de 2006.
  • 2006 – A GMTS (Global Media Technology Systems) substituiu a SIC Serviços como prestadora de serviços técnicos. No final de 2006, a SIC também entrou no capital da AdTech (Advertising Technologies Comunicação, Multimédia SA).
  • 2007 – Implementação da Bloom Graphics na SIC, com o objectivo de optimizar a resposta à produção de motion graphics dentro da estação.
  • 2007 - A 12 de julho, em conjunto com Teresa Guilherme Produções, a SIC constituiu a produtora TDN, S.A. – Terra do Nunca Produções. Em Março de 2009, a SIC alienou a totalidade do capital da TDN.
  • 2007 – A 19 de dezembro, a SIC adquiriu 90% da Dialectus, empresa que presta serviços de tradução, dobragem e legendagem. Em Março de 2009, a SIC alienou a sua participação na Dialectus.
  • 2009 - A 27 de fevereiro, a SIC assumiu a totalidade do capital da SIC Notícias.
  • 2009 - A 18 de dezembro, a SIC lança um canal novo, o SIC K. Este é o primeiro canal criado a pensar nos mais novos.
  • 2010 - A SIC estabelece uma importante parceria com a Rede Globo, para a coprodução de novelas em português. Este é um marco importante para a vida da estação e para a ficção nacional.
  • 2011 - A SIC estabelece uma importante parceria com a Meo, para a criação do canal SIC Especial-Peso Pesado e também para a criação da aplicação interactiva Peso Pesado. Qualquer cliente Meo pode assistir a este canal e a esta aplicação no canal 11 da grelha de programas.
Na direcção de programas estiveram Emídio Rangel, Manuel Fonseca, Francisco Penim e Nuno Santos. O seu conselho de administração é liderado por Francisco Pinto Balsemão, dono do Grupo Impresa.

Produção nacional:
A SIC sempre apostou na ficção nacional, durante a primeira década do canal a aposta recaia principalmente em série nacionais como Médico de Família, Fura-Vidas, entre outras. No ano de 2001 a SIC estreou a sua primeira telenovela portuguesa, Ganância, e depois seguiram-se mais três novelas portuguesas pela mão do então director de programas do canal, Manuel Fonseca, mas sem sucesso a nível de audiências. No ano de 2006 Francisco Penim torna-se director de programas da SIC e volta a apostar na ficção nacional estreando entre outras produções Floribella, que foi até ao momento a novela com mais audiências da SIC. Em 2008 Nuno Santos, torna-se director de programas da SIC e aposta em telenovelas originais para conquistar audiências e as poucos as telenovelas originais da SIC tem conquistado cada vez mais espectadores. Para além de série e novelas a SIC no ano de 1998 fundou a SIC Filmes que produziu vários telefilmes, entre os quais destaque para Amo-te Teresa, Querida Mãe, Facas e Anjos ou A Noiva, entre muitos outros. No ano de 2010 SIC estabelece uma importante parceria com a Rede Globo, para a coprodução de novelas em Portugal. Este é um marco importante para a vida da estação e para a ficção nacional.
Sistema de classificação:

A SIC utiliza uma classificação de programas de produção da SIC próprios, quando não classificados por outros organismos, visando proporcionar aos consumidores de televisão um guia de escolha de programação adequada à sua idade e, aos educadores, uma orientação sobre o visionamento de programas[.
  • Nível 1 - TODOS - classificação para os programas destinados a todos os públicos. Sem restrições quanto a conteúdos.
  • Nível 2 - 10AP - classificação para todos os programas destinados a indivíduos com mais de 10 anos. É recomendado o aconselhamento parental (AP) para idades inferiores.
  • Nível 3 - 12AP - classificação para programas destinados a indivíduos com mais de 12 anos, recomendando-se o aconselhamento parental (AP) para idades inferiores.
  • Nível 4 - 16 - classificação para programas destinados a indivíduos com mais de 16 anos.

  • Nível 5 - 18 - Inclui toda a programação destinada a indivíduos com mais de 18 anos - Adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário