sábado, 17 de setembro de 2011

Soap opera ( Quase novela ,mas não é!)

Soap opera








Soap opera é um género de obras de ficção dramática ou cómica difundido pela televisão em séries compostas por episódios transmitidos regularmente. As soap operas têm duas características principais: por um lado os episódios não têm unidade do ponto de vista do argumento, ou seja, os desenvolvimentos da história prolongam-se por vários episódios sequenciais, tal como nas telenovelas; por outro, a produção inicia-se sem um calendário previsto para o seu término. É um gênero muito popular nos Estados Unidos, país no qual são exibidas durante o dia (mais precisamente no horário da tarde, entre às 13 e as 18 horas). Outros traços marcantes das soap operas são as tramas com exaltação de sentimentos, a multiplicidade de enredos e o uso de personagens estereotipados, podendo ser comparadas e até tidas como equivalentes às novelas produzidas no Brasil. Se, na origem, elas eram um género orientado sobretudo para o público feminino, o decorrer dos tempos proporcionou uma evolução para públicos segmentados, como as séries juvenis.
O nome bizarro (significa em português ópera de sabão) foi dado pela mídia estadunidense porque na década de 1960 eram patrocinadas por fabricantes de sabão (soap).

Não confundir soap operas com telenovelas. As soap operas podem ter mais de quarenta anos de duração, enquanto as telenovelas duram alguns meses. No Brasil, a Rede Globo transmite Malhação, que pode ser considerada uma soap opera, já que é exibida diariamente e já está há quase vinte anos no ar. As demais são conhecidas por telenovelas (no Brasil, apenas novela).

Notas e referências:


  1. Em língua inglesa, não se fala em novel porque isso indica um gênero literário e não um programa de televisão como nos países lusófonos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário